33,8 milhões de consumidores devem usar 13º salário para compras de presentes e comemorações de Natal, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil

O impacto do 13º salário no comércio de fim de ano será significativo. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, indica que 33,8 milhões de consumidores destinarão a metade de seus recursos do décimo terceiro (50%) para compras de presentes, comemorações de fim de ano e aquisição de produtos pessoais desejados.

Essa concentração de intenções no consumo, que inclui 30% para presentes, 21% para festas e 20% para compras pessoais adiadas, reforça o papel do 13º salário como principal recurso financeiro para os gastos de Natal e Ano Novo. Entre os que recebem o benefício (54% dos entrevistados), 86% declaram que ele influencia totalmente ou em parte nos seus gastos de fim de ano.

Além disso, o foco em quitar dívidas em atraso diminuiu 7 pontos percentuais em relação a 2023, totalizando cerca de 9,7 milhões de pessoas com essa prioridade. O cenário reforça a necessidade de forte educação e planejamento financeiro.

O presidente da CNDL, José César da Costa, alerta que é crucial considerar os gastos típicos do início do ano, como IPTU, IPVA e materiais escolares. “É fundamental que os consumidores encontrem um equilíbrio entre o desejo de consumo (presentes e comemorações) e a manutenção de uma saúde financeira de longo prazo. O país passa pelo maior número de consumidores endividados da história, o que reforça a necessidade de se ter como prioridade o orçamento e o pagamento das contas das famílias”.

69,1 milhões de consumidores pretendem recorrer a bicos para aumentar a renda e gastar mais no Natal

A pesquisa ainda mostra que 56% dos entrevistados pretendem fazer bicos para comprar mais presentes para o Natal. De acordo com o levantamento, aproximadamente 69,1 milhões de consumidores farão atividades extras para consumir mais no Natal.

“Além do pagamento de dívidas, é o momento do trabalhador se organizar para os gastos extras de início de ano. O começo do ano é sempre o período de pagamento de impostos e de taxas, como matrícula e material escolar. É crucial que uma reserva seja organizada com o 13º para não ser pego de surpresa e já iniciar o novo ano endividado.” oportunidade para não ficar no vermelho”, orienta Costa.

Metodologia

  • Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.
  • Amostra: 755 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar no Natal. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos, com a intenção de comprar presente nessa data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,6 p.p e 4,0 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.
  • Período da coleta dos dados: 15 a 23 de outubro de 2025.

Sobre a CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.

SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é o maior bureau de crédito da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

Sobre a Offerwise – Há mais de 16 anos que a Offerwise vem abordando de maneiras inovadoras a pesquisa de mercado. Com um modelo único e próprio de recrutamento tem conseguido construir um dos principais painéis de pesquisa no mundo, evoluindo para uma empresa robusta de campo online com uso de tecnologia avançada. Detém o maior e mais representativo painel da América Latina e Hispânico nos EUA. Os escritórios ao redor do mundo estão compostos por profissionais de pesquisa de mercado que conhecem e compreendem suas culturas locais e também os consumidores que se deseja alcançar.

Fonte: CNDL