F.A.Q.

É um sistema que calcula a probabilidade de você não pagar uma dívida no futuro. O SCORE é um sistema automatizado e não sofre interferência humana. nele possui informações passadas sobre você.

Se você teve um cheque devolvido, ficou na lista de devedores do SPC ou SERASA, teve títulos protestados ou qualquer outro tipo de negativação, essas informações ficam arquivadas no sistema  e serão usadas na hora de calcular o Score.

Outra informação também usada pelo Score são as contas presentes no seu nome.

Sejam contas de consumo próprio ou mesmo de água, luz, telefone, ou gás. Se não tiver nenhuma conta desse tipo no seu nome, o sistema do Score entende que você não trabalha e não tem renda.

Atualmente não, mas influenciará no futuro. Apesar da lei do cadastro positivo já ter sido aprovada há tempos, o cadastro que irá conter não só informação de quem não paga em dia, mas também de quem paga em dia ainda não está funcionando e provavelmente levará uns bons anos até que esteja funcionando de uma maneira que possa influenciar os scores de crédito.

Assim, atualmente o histórico de pagamentos em dia influenciará seu score apenas onde você tem feito estes pagamentos em dia. Não terá influência nos scores produzidos pela Serasa ou outros serviços similares. Essa influência nos scores dos bureaus de crédito só ocorrerá quando o cadastro positivo estiver efetivamente em funcionamento e já tiver acumulado cerca de dois anos de dados históricos para permitir desenvolver fórmulas de score com dados do cadastro positivo. Ou seja é coisa ainda para o futuro.

Nesta linha abrir seu cadastro positivo não traz nenhuma influência para seu score neste momento, mas é uma coisa boa para todos porque ajudará a acelerar o efetivo funcionamento do cadastro positivo.

É o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal. Trata-se de um banco de dados que registra pessoas físicas e jurídicas que tenham dívidas em órgãos e entidades federais, no Brasil, cujo objetivo é reunir todos os inadimplentes que devem aos órgãos públicos.

Como é feito o amazenamento de informações no CADIN?

A pessoa ou empresa devedora pode estar com restrições no CADIN e não estar na SERASA, nos SPCs e vice-versa. Isto é possível porque o CADIN somente armazena registros sobre dívidas com a administração pública federal. Desta forma, podem existir informações que constam em uma base de dados e não estão nas outras e vice-versa.

5 Anos Prostesto / Negativação:

Protesto e negativação de dívida com mais de 5 anos da data do vencimento é ilegal e dá direito a indenização por danos morais. A dívida, mesmo protestada que já tem mais de 5 anos da data do seu vencimento, não importa a data em que foi protestado ou se virou uma letra de câmbio", não pode mais constar mais em cartórios de protestos ou nos cadastros do SPC e SERASA.

Inclusão SPC e SERASA

 

O Código de Defesa do Consumidor não estabelece um prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a fazer a inclusão nos órgãos de restrição ao crédito.

Desta forma, basta que uma dívida esteja vencida há um dia para que o banco, por exemplo, possa inserir o nome do consumidor na lista de devedores do SPC ou SERASA.

Na prática, as empresas aguardam cerca de 30 dias, como uma política de bom relacionamento, pois há muitas pessoas que pagam suas contas em atraso, geralmente na data de recebimento de seus vencimentos.

O acordo parcelado é uma forma de se extinguir uma dívida, normalmente já em atraso, e se criar uma nova dívida para pagamento em novas parcelas com novas datas de vencimento, a contar da assinatura do acordo.

Portanto, com o acordo e o pagamento da primeira parcela, a dívida antiga está extinta, ou seja, não existe mais e também não podem existir mais cadastros negativos de SPC ou SERASA em relação a mesma, sendo que o credor tem o prazo legal de 5 dias úteis para retirada do nome do devedor dos cadastros.

O que existe agora é uma nova dívida, com novas datas para pagamento e que não poderá gerar qualquer restrição em SPC ou SERASA enquanto estiver sendo paga corretamente.

O credor não pode obrigar o devedor a pagar todas as parcelas para ter seu nome retirado dos cadastros do SPC e SERASA.

Se o credor se negar a retirar o nome do devedor dos cadastros restritivos, mesmo após a assinatura do acordo e pagamento da primeira parcela, então é caso de danos morais pela manutenção indevida do registro negativo, cabendo ação judicial para o devedor exigir seus direitos!

Quando o cheque é devolvido sem fundos, depois reapresentado e novamente devolvido pelo mesmo motivo, o nome do emitente é registrado no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos do Banco Central (CCF). Para regularizar o problema, o consumidor tem que levar o cheque ou carta de anuência ao banco, entregar os demais documentos solicitados e pagar as tarifas cobradas pelo próprio banco e taxas do CCF devidas ao Banco Central.

A credora, ao receber o pagamento da dívida, deve restituir o cheque de imediato. Porém, se o cheque tiver sido extraviado, o consumidor deve exigir a carta de anuência, que é uma declaração discriminando os dados do título e informando que o débito foi quitado.

 

A Política de Crédito ou análise de crédito é um processo que irá envolver o colhimento de todas as informações disponíveis a respeito da pessoa que deseja fazer um empréstimo, cartões e outros, seja ela pessoa física ou jurídica, com o objetivo de decidir sobre a concessão ou não de crédito para o solicitante. Basicamente, a concessão ou não de crédito se dá a partir da análise da proposta de crédito mostrada pelo solicitante. Sendo assim fica a cargo da empresa liberar ou não o crédito.

O Cadastro Positivo poderá beneficiar o consumidor, pessoa física e jurídica, na obtenção de financiamentos/empréstimos, redução dos juros e melhoria dos prazos para a realização de compras. Isso porque as informações do histórico de pagamentos poderão ser utilizadas pelas instituições financeiras e lojistas como ferramenta para análise mais completa do consumidor a fim de proporcionar melhores condições na relação comercial.

 

SPC Brasil - Serviço de Proteção ao Crédito é o maior banco de dados da América Latina  que é a mais precisa ferramenta do mercado de consumo. São informações atualizadas e seguras do comércio nacional, desde os pequenos lojistas até grandes redes, indústrias, serviços e mercado financeiro. Portanto informações de nível nacional e de total confiabilidade.

O SPC AVISA é uma solução que monitora o seu CPF ou CNPJ 24 horas por dia, sete dias por semana e te informa via SMS e E-MAIL toda vez que acontecer uma alteração da situação na base de dados.

É mais rápido que a Justiça Comum e não necessita de advogados para causas de até 20 salários mínimos.

11 – Cheque sem fundos 1º apresentação
12 – Cheque sem fundos 2º apresentação
13 – Conta Encerrada
14 – Prática espúria
20 – Folha de cheque cancelada por solicitação do correntista
21 – Contra-ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento pelo emitente ou pelo portador
22 – Divergência de assinatura
23 – Cheques emitidos por entidades e orgãos da administração pública federal direta e indireta em desacordo com os requisitos constantes do artigo 74§ 2º, do Decreto-lei nº 200.de 25.02.67
24 – Bloqueio judicial
25 – Cancelamento de talonário pelo banco sacado
26 – Inoperância temporária de transporte
27 – Feriado municipal não previsto
28 – Contra-ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ocasionada por furto ou roubo
29 – Cheque bloqueado por falta de confirmação de recebimento do talonário pelo correntista
30 – Furto ou roubo de malotesl
31 – Erro formal
32 – Ausência ou irregularidades na aplicação do carimbo de compensação
33 – Divergência de endosso
34 – Cheque apresentado por estabelecimento bancário que não o indicado no cruzamento em preto,sem o endosso-mandato.
35 – Cheque fraudado
36 – Cheque emitido com mais de um endosso
37 – Registro inconsistente-comprensação eletrônica
40 – Moeda inválida
41 – Cheque apresentado a banco que não o sacado
42 – Cheque não compensável na sessão ou sistema de compensaçao em que apresentado e os recibos interbancários quando trocados em sessão indevida.
43 – Cheque devolvido anteriormente pelos motivos 21,22,23,24,31 e 34, não passível de reapresentação em virtude de persistir o motivo da devolução.
44 – Cheque prescrito
45 – Cheque emitido por entidade obrigada a realizar movimentação e utilização de recursos financeiros do Tesouro Nacional mediante Ordem Bancária
46 – CR, quando o cheque correspondente não for entregue ao banco sacado nos prazos estabelecidos
47 – Cr, com ausência ou inconsistência de dados obrigatórios referentes ao cheque correspondente
48 – Cheque de valor superior a R$ 100,00 , emitidos sem a identificação do beneficiário
49 – Remessa nula
71 – Inadimplemento contratual da Cooperativa de crédito no acordo de compensação
72 – Contrato de compensação encerrado

* Carta-Circular 3.173 (BACEN), de 28/02/2005

A Renova é uma Securitizadora de créditos que, por meio de uma cessão de crédito, adquiriu o direito de cobrança e recebimento de operação(ões) que você devia à uma instituição financeira ou de varejo, e que hoje são administrados pelo Grupo Recovery

É um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios que, por meio de uma cessão de crédito, adquiriu o direito de cobrança e recebimento de operação(ões) que você devia à uma instituição financeira ou de varejo, e que hoje são administrados pelo Grupo Recovery.

A principal diferença entre o REFIN e o PEFIN é a origem da dívida. O REFIN é usado para dívidas com instituições financeiras, enquanto o PEFIN é usado para dívidas com outros setores da economia. 

REFIN

  • É usado para dívidas com bancos e outras instituições financeiras 
  • É relacionado a operações financeiras ativas 
  • É usado para contornar inadimplências 
  • É uma ferramenta do Serasa para inclusão e consulta de dados de clientes que estão devendo a bancos e instituições financeiras 

PEFIN

  • É usado para dívidas em diferentes setores da economia, como varejo, indústria, prestação de serviços, etc. 
  • É focado em pendências financeiras, indicando inadimplência 
  • É usado para contornar inadimplências 
  • É usado para inclusão e consulta de informações de pessoas físicas e jurídicas que têm débitos em diferentes ramos 

 

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