
A Black Friday se consolidou como uma importante data para o planejamento das compras de final do ano, a fim de aproveitar as ofertas e comprar os presentes a preços mais baixos. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, indica que 70% aproveitam o evento para fazer as compras de Natal.
Entre esses consumidores, 24% sempre adquirem parte ou todos os presentes nesse período e 45% aproveitam algumas promoções. Apenas 13% ignoram o evento.
“Os dados confirmam que a Black Friday transformou o calendário de compras natalinas no Brasil. O evento é agora um alicerce fundamental para o comércio, atuando como um poderoso motor de vendas que beneficia o consumidor com descontos e o varejo com um expressivo aumento na movimentação de capital e tráfego de clientes, tanto em lojas físicas quanto virtuais”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
De acordo com os consumidores entrevistados, 31% gastam menos nas compras de Natal (por anteciparem aquisições com desconto), 23% mantêm o mesmo valor gasto, e 21% acabam gastando mais, porque compram um número maior de produtos.
“Os resultados enfatizam a importância da Black Friday para o comércio. O evento deixou de ser uma data isolada de descontos e se consolidou como a abertura oficial da temporada de vendas de fim de ano. A data é amplamente utilizada pelos consumidores para pesquisa e comparação de preços, além de ser um termômetro para o varejo entender as preferências e prioridades do consumidor”, afirma Costa.
Metodologia
Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.
Amostra: 755 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar no Natal. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos, com a intenção de comprar presente nessa data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,6 p.p e 4,0 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: 15 a 23 de outubro de 2025.
Sobre a CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.
SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é o maior bureau de crédito da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
Sobre a Offerwise – Há mais de 16 anos que a Offerwise vem abordando de maneiras inovadoras a pesquisa de mercado. Com um modelo único e próprio de recrutamento tem conseguido construir um dos principais painéis de pesquisa no mundo, evoluindo para uma empresa robusta de campo online com uso de tecnologia avançada. Detém o maior e mais representativo painel da América Latina e Hispânico nos EUA. Os escritórios ao redor do mundo estão compostos por profissionais de pesquisa de mercado que conhecem e compreendem suas culturas locais e também os consumidores que se deseja alcançar.
Fonte: CNDL